Carregar objetos pesados é uma das funções dos ombros. Por isso se fala em pessoas ombreadas na mesma obra para uma finalidade. Você já leu como Moisés distribuiu o cuidado do povo de Israel a pessoas escolhidas em vários níveis de responsabilidade. Ombrearam-se para promover o bem-estar dos milhares do povo. As famílias receberiam cuidados pessoais e Moisés não se sentiria sobrecarregado.
Aplique o mesmo ao lar. No casamento, saibam ou não, os nubentes se unem para alcançar os seus alvos em família. Mas não havendo entrosamento, os filhos aprendem um modelo errado.
Para tais e outros problemas, existem vários conselhos.
Nas empresas, todos, desde o chefe até o último dos subordinados, devem trabalhar para alcançar em conjunto as metas da companhia. Este princípio aplica-se a toda a sociedade, quer seja nas associações e partidos políticos, quer no meio eclesiástico.
Em uma certa ocasião, fiquei surpreso com o relato que ouvi. Um amigo me contou que uma senhora visitava uma família e notou que uma menina pequena gostava de carregar seu irmãozinho. Vendo isso, a "tia" lhe recomendou: "Deixe-o engatinhar - pesa demais para você carregar." Mas a menina respondeu: "Ele não pesa muito - é meu irmão!".
Que seja esta a nossa atitude.
Eis aqui uma chamada à reflexão:
Divisão nas tarefas, união na responsabilidade, amor no governo
Joenildo Fonseca Leite
Nenhum comentário:
Postar um comentário