11 de out. de 2017

PRÍNCIPE OU PERU

Infelizmente, o mundo, em seu estado atual, não nos conta que somos divinos ou que a missão de nossa vida é irradiar a divindade. Em vez disso, sua mensagem constante e repetida é que somos criaturas pobres e cheias de problemas, que devem competir para sobreviver e para adquirir o máximo que puderem.
Uma famosa história de um mestre, ilustra esse ponto:
Um príncipe real enlouqueceu e pensava ser um peru. Sentia-se compelido a se sentar nu embaixo da mesa, bicando ossos e pedaços de pão, como uma ave. Os médicos reais desistiram da esperança de algum dia curá-lo de sua loucura, e seu pai, o rei, sofria muito com isso.
Um sábio então apareceu e disse:
- Eu vou curá-lo.
O sábio se despiu e se sentou nu sob a mesa ao lado do príncipe, pegando com a boca migalhas e ossos.
- Quem é você? - perguntou o príncipe. - O que você está fazendo aqui?
- E você? - retrucou o sábio. - O que está fazendo aqui?
- Sou um peru - disse o príncipe.
- Eu também sou um peru - respondeu o sábio.
Eles se sentaram juntos assim por algum tempo, até se tornarem bons amigos. Um dia, o sábio fez um sinal para que os servos do rei lhe jogassem duas camisas. Ele disse ao príncipe:
- O que faz você pensar que um peru não pode vestir uma camisa? Você pode vesti-la e ainda assim continuar sendo um peru. - Com isso, os dois vestiram as camisas.
Depois de algum tempo, o sábio fez outro sinal para os servos, e eles jogaram para ele duas calças. Do mesmo modo que antes, ele disse:
- O que faz você pensar que não pode ser um peru se usar calças?
O sábio continuou dessa maneira até os dois estarem completamente vestidos. Ele então fez outro sinal, e serviram-lhes a comida que se comia em cima da mesa. Novamente, o sábio disse:
- O que faz você pensar que deixará de ser um peru se comer boa comida? Você pode comer o que quiser, e ainda assim ser um peru!
E ambos comeram.
Finalmente ele disse:
- O que faz você pensar que um peru precisa se sentar debaixo da mesa? Até mesmo um peru pode se sentar à mesa.
O sábio continuou assim até o príncipe ficar completamente curado.
                                                                                                    (Nachman de Breslov)

Somos seres espirituais vivendo uma existência humana.
No entanto, alguns ainda vivem sob a mesa da realidade humana, como perus, limitados em uma visão bifurcada e encurtada diante dos problemas que vão surgindo no dia a dia.
Apenas quando reconhecemos de fato quem somos, é que deixamos de ser perus e passamos a vislumbrar o brilho da centelha divina presente em cada um de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário