ATIVIDADE
AVALIATIVA – DISCIPLINA: ENSINO RELIGIOSO – 9º ANO:__________ 4º Bimestre/2019
Docente:
Professor Joenildo Fonseca Leite
Discente:
_____________________________________________________ Data: _______ Conceito:
_____
Questão
1. Leia o texto.
[...]”Analisando a filosofia da
religião, Penna (1999, p. 27) faz o seguinte comentário:
Sobre os efeitos produzidos pela
presença da religiosidade na cultura e no próprio indivíduo, tanto os apontam
os que operam no estrito domínio da filosofia da religião como os que se situam
nas áreas da psicologia, da sociologia e de outras ciências sociais. Não custa
recordar o registro, em espaço anterior, da função integradora especialmente
realçada pelos sociólogos, bem como, num plano estritamente ético, a célebre
advertência de Dostoievski quando apontou para o fato de que “se Deus não
existe, então tudo se torna permitido”, consequência terrível, dado que, se
tudo é permitido, a convivência humana se tornará impossível (1999, p. 27). Existe na natureza humana algo que faça a
pessoa se voltar para uma religião? E se assim fosse, seria este um comportamento
instintivo, mecânico, reativo a algum estímulo ou condicionado de qualquer
forma? Ou qual seria a inspiração? Trata-se de uma atitude resultante de uma
reflexão ou apenas de uma ação aleatória? Na natureza humana se insere uma busca por
algo que o sujeito não compreende de imediato. Há que lhe ser ensinado o
caminho, embora mistérios permaneçam sem solução, pois mistérios fazem parte da
relação do ser humano com o divino. “Quanto mais o homem é religioso, mais ele
é real”, afirma Mircesa Eliade (1959, p. 392), concluindo extensos estudos
sobre as mais diversas religiões, comparando elementos míticos e de fé,
analisando budistas e cristãos, observando manifestações profanas e sacras. Há
valores fundamentais de espiritualidade que conferem ao ser humano uma forma
especial de ser, manifestada em diferentes culturas”.[...]
Maria Judith Sucupira da Costa Lins, Professora UFRJ.
Segundo a
pesquisa de Lins/UFRJ, embasada em Eliade, o que confere ao ser humano uma
forma especial de ser?
A. presença da religiosidade na
cultura e no próprio indivíduo, tanto os apontam os que operam no estrito
domínio da filosofia da religião como os que se situam nas áreas da psicologia,
da sociologia e de outras ciências sociais.
B. o registro, em espaço anterior, da
função integradora especialmente realçada pelos sociólogos, bem como, num plano
estritamente ético.
C. o fato de que “se Deus não existe,
então tudo se torna permitido”, consequência terrível, dado que, se tudo é
permitido, a convivência humana se tornará impossível.
D. valores fundamentais de
espiritualidade, manifestada em diferentes culturas.
A resposta correta é: a. C b.
A c. B d. D
Questão 2.
“[...]Nas religiões existem
diferentes tipos de ritos, que por sua vez são compostos por rituais. O rito é
a categoria mais ampla, como rito de passagem ou de cura, enquanto o ritual é o
conjunto de gestos e ações que compõem os ritos. Muitas religiões possuem ritos
de passagem como o batismo, por exemplo, o que os diferencia são as formas
ritualísticas. O ritual é um comportamento simbólico repetitivo, padronizado e
redundante que canaliza emoções e organizam grupos sociais. É uma performance
com sequências de atos formais personificada pelos diversos atores. Ao lado dos
símbolos, como a linguagem fundamental da experiência religiosa (imagem) e dos
mitos como a expressão narrativa de elementos religiosos (palavra), os ritos
constituem a linguagem ‘gestual’ da vivência religiosa. Simbolicamente, o rito
imita algum gesto primordial referido à divindade ou coloca em prática
determinados conteúdos narrados em um mito. Ao mito como palavra corresponde o
rito como o gesto. Trata-se de uma ação de dramatização, em que uma vivência
das origens é transformada em gestos. Entre os diversos tipos de Ritos e seus
Rituais religiosos destacam-se, os Ritos: Mortuários; Iniciação ou Passagem;
Comemorativos; Cura entre outros[...]”Prof. Dr. Elói Corrêa dos Santos. RITOS E
RITUAIS SAGRADOS NAS QUATRO MATRIZES RELIGIOSAS DO BRASIL. ASSINTEC/abril/2019.
De acordo com o
artigo do Dr. Elói Corrêa/2019, constitui a linguagem gestual da vivência
religiosa:
A. um comportamento simbólico
esporádico, redundante que canaliza razão e ceticismo.
B. atos não formais de personificação
abstrata.
C. as leis organizacionais das
religiões afro-brasileiras.
D. os ritos, ao lado dos símbolos e
dos mitos.
A
resposta correta é: a.
C b. A c. B d. D
Questão 3.
Leia o texto com atenção.
“A arte, entre as
suas muitas funções, também esteve e está marcadamente presente no contexto da
expressão simbólica de diferentes religiões do mundo. O ser criativo e o ser
religioso se encontram na fibra da materialização do imaginário. Conforme
Ricoeur a metáfora é a linguagem da religião, e os símbolos religiosos resultam
do pensamento metafórico transformado em palavra, gesto, imagem, sabor, cheiro
e tato. A arte e a religião trafegam na mesma via, a via da poesia e da
subjetividade. Desde as pinturas rupestres até a construção de grandes
mesquitas, a arte aparece como suporte para o sentimento e para a experiência
do divino. Michelangelo Buonarroti, ao pintar a Capela Sistina, já intencionava
que sua arte se pusesse a serviço da experiência mística do encontro do humano
com o divino. Pessoas poderiam ler suas pinturas (mesmo que iletradas) e a
partir desta leitura encontrar nelas beleza, esperança e coragem para enfrentar
a vida, abraçados pela crença em um Deus de bondade e justiça. Os povos das
florestas inundados pela exuberância de cores e formas da natureza, que é o seu
templo ao mesmo tempo que seu berço e sustento, posicionam ritualmente seu
corpo em participação mística com toda a energia da vida. Ao se pintarem com a
padronagem da onça, do girino, etc., evocam assim, a força do animal em seus
para fluir em seus próprios corpos. Pela magia do ritual, materializada na
pintura, despertam em si poderosas energias emocionais oriunda de sua
psicologia humana/animal mais profunda. Esses povos também dançam em profunda
conexão com estas mesmas forças. A dança como maneira artística de contato com
o divino acontece em diferentes tradições”. Emerli Schlögl. ASSINTEC.nº 40
Segundo Emerli
Schlögl, um dos ritos e rituais dos povos das florestas é:
A. intencionava que
sua arte se pusesse a serviço da experiência mística do encontro do humano com
o divino.
B. pessoas poderiam
ler suas pinturas (mesmo que iletradas) e a partir desta leitura encontrar
nelas beleza, esperança e coragem para enfrentar a vida, abraçados pela crença
em um Deus de bondade e justiça
C. posicionar
ritualmente seus corpos em participação mística com toda a energia da vida. Ao
se pintarem com a padronagem da onça, do girino, etc., evocam assim, a força do
animal em seus para fluir em seus próprios corpos. Pela magia do ritual,
materializada na pintura, despertam em si poderosas energias emocionais oriunda
de sua psicologia humana/animal mais profunda.
D. está marcadamente
presente no contexto da expressão simbólica de diferentes religiões do mundo.
A resposta correta é: a. C b.
A c. B d. D
Questão
4. “Para os hinduístas Shiva Nataraja (Senhor da Dança) oferece à
humanidade o conhecimento da dança sagrada que se desenha no espaço ao ritmo da
marcação do tempo (que é o nascedouro e morredouro de todas as formas de vida)
o drama da existência material/espiritual. Shiva também é conhecido como Deus
da morte, e portanto Deus da dança, pois o que é a dança se não o movimento que
nasce e morre a cada segundo no tempo e no espaço. Para que cada novo movimento
surja é preciso que o anterior desapareça. A vida/morte são assim alinhavadas e
sacralizadas no próprio corpo do dançarino e da dançarina enquanto realizam sua
performance. Os povos das florestas dançam, não poderia ser diferente, dada a
sua profunda conexão com a vida. Existe um bailado em tudo aquilo que vive,
desde a larva se arrastando sobre o chão até os tornados gigantes que rodopiam
fazendo o bailado do maior “arrastão” possível de se ver. Os povos indígenas
dançam e neste movimento reafirmam as energias da vida e do espírito da vida. A
dança do indígena é também uma forma de manter os pés no chão, o fogo nas
veias, a cabeça ventilada e as mãos entrelaçadas à outras mãos. Nos terreiros
são as próprias forças da natureza, que personificadas nos encantados, se movem
ritmicamente pelo espaço espalhando seus benefícios para a comunidade durante o
ritual. Ao dançar, ao som dos atabaques, cada orixá possui sua expressão
rítmica, seu gestual e também sua energia intelectual/emocional que contagia as
pessoas presentes levando-as a um outro estado de consciência, que podemos
chamar aqui de consciência religiosa, que remete o fiel a um estado alterado de
consciência. Do corpo artístico nasce também o teatro que é amplamente
utilizado como forma de transmissão de valores religiosos e narrativas
mitológicas, entre outros textos.” Emerli Schlögl. ASSINTEC.nº 40.
De acordo com o
texto acima, a personificação nos encantados se dá de que maneira?
A. se movem
ritmicamente pelo espaço espalhando seus benefícios para a comunidade durante o
ritual, ao som dos atabaques, cada orixá possui sua expressão rítmica, seu
gestual e também sua energia intelectual/emocional que contagia as pessoas
presentes levando-as a um outro estado de consciência, que podemos chamar aqui
de consciência religiosa, que remete o fiel a um estado alterado de
consciência.
B. através da dança,...
o movimento que nasce e morre a cada segundo no tempo e no espaço.
C. . Existe um
bailado em tudo aquilo que vive, desde a larva se arrastando sobre o chão até
os tornados gigantes que rodopiam fazendo o bailado do maior “arrastão”
possível de se ver, dançam e neste movimento reafirmam as energias da vida e do
espírito da vida
D. A dança do
indígena é também uma forma de manter os pés no chão, o fogo nas veias, a
cabeça ventilada e as mãos entrelaçadas à outras mãos.
A resposta correta é: a. C b.
A c. B d. D
Questão 5. O Cartunista
Maurício de Sousa procura expor no quadrinho abaixo a ideia de que:
A. Todos tem direito a ter um time de
futebol, se possível o Corinthians.
B. O Franjinha é contra futebol.
C. A Mônica não dá nenhum valor à religião.
D. Assim como o Cebolinha, o Jeremias
e o Takahashi, todos tem o direito a escolher ou não uma religião.
A
resposta correta é: a.D
b. A c. B d. C
Questão 6.
Segundo as explicações apresentadas pelo professor em sala de aula, uma das razões
para conhecer as diversas religiões:
A.
|
É um caminho que
permite aos cidadãos superar os preconceitos e o fanatismo religioso,
respeitar o diferente e as diferenças para que se promova a cultura da paz.
|
B.
|
É um caminho que
permite aos cidadãos fortalecer o pensamento preconceituoso e fanático,
obtendo argumentos para discriminar as outras religiões.
|
C.
|
É um caminho que
permite aos cidadãos se tornarem intolerantes em relação às religiões
diferentes da que eles praticam.
|
D.
|
É um caminho que
permite aos cidadãos a separação, até mesmo dentro da própria família, para
com os que não professam a mesma fé religiosa, ou não tem nenhuma.
|
A resposta que se identifica com o que foi estudado em
classe é: a.C b. D c. B d.
A
Questão 7.
De acordo com o texto trabalhado em sala de aula, “A Diversidade Religiosa no
Brasil”, vimos que cultura é:
A.
|
Um conjunto de
regras, leis que fazem parte do modo de vida de um povo e que serve para
desprezar outros grupos sociais.
|
B.
|
Um conjunto de
valores materiais e espirituais que fazem parte do modo de vida de um povo ou
grupo social.
|
C.
|
Um conjunto de
práticas presente unicamente nas religiões monoteístas.
|
D.
|
Um conjunto de
experiências que controlam a vida das pessoas impostas pelos deuses egípcios.
|
A resposta correta segundo o texto é: a. Letra D b. Letra B c. Letra A d. Letra C
Questão 8. A
imagem a seguir, revela:
A. A relação familiar entre pai e
filho.
B. O cotidiano sociológico da
influência das mídias.
C. A imposição paternal em relação ao futuro
dos filhos.
D. A indecisão das crianças quanto ao
futuro.
a.
Letra D b.
Letra B c. Letra A d. Letra C
Questão 9. Observe
a imagem a seguir:
Nos dias 24 e 25 de outubro de 2019,
diversos temas foram trabalhados no IV Seminário Religião e Política:
Religiosidade e Democracia, na PUC/Rio. Temas como: “Jesus e os direitos humanos. Base da formação política
cristã; “Feminismo, sindicalismo e religião, um encontro impossível?”;
“História Social da Intolerância Religiosa no Brasil Contemporâneo”; “Por um
Estado laico: uma bandeira político-religiosa dos jornais protestantes do
Império e Primeira República (1864-1905)”; “Progressistas e Renovação Carismática
em Nova Iguaçu”; ” Espiritismo na primeira metade do século XX:
Criminalização e intolerância”;
A
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, ao realizar as mesas
redondas com esses temas teve como proposta:
A.
Defender a cultura da segregação racial e religiosa.
B. Firmar
um empoderamento religioso do Catolicismo brasileiro em detrimento das outras
religiões.
C.
Reforçar o estigma que perdurou por anos entre religião e política.
D.
Discorrer sobre a História Social da Intolerância Religiosa no Brasil
Contemporâneo. Divulgar ações que envolvam a religiosidade e a democracia no
Brasil.
a.
Letra D b.
Letra B c. Letra A d. Letra C
Questão 10. Leia atentamente a descrição/significado de
cada símbolo e faça a sua devida associação.
A. Hinduísmo
|
|
( )
|
|
B. Xintoísmo
|
|
( )
|
|
C. Budismo
|
|
( )
|
|
D. Islamismo
|
|
( )
|
|
E. Judaísmo
|
|
( )
|
|
F. Cristianismo
|
|
( )
|
|
A resposta correta é:
a. A-B-C-D-E-F b.
C-D-E-F-A-B c.
A-C-E-B-D-F d. F-E-D-C-B-A
Questão 8.
Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira:
A.
|
Doutrina
|
( )
|
Vai ensinar ao ser
humano como deve agir no mundo, ou seja, que valores ele deve colocar em
prática. De um modo geral, as religiões ensinam que o ser humano deve ser
solidário, saber perdoar, ser justo, sincero, honesto...
|
B.
|
Comunidade
|
(
)
|
São o jeito que
cada religião tem de comunicação com Deus (Transcendente). Isso se dá por
meio das orações, das celebrações e das festas.
|
C.
|
Ética
|
(
)
|
é o ensinamento que
cada religião tem sobre as questões importantes e profundas, tais como: Como
o mundo iniciou? Quem é o ser humano?
Por que o ser humano vive? Quem é Deus?
|
D.
|
Ritos
|
(
)
|
Os praticantes das
diferentes religiões gostam de conviver com aqueles que têm a mesma crença
para a troca de conhecimento, para celebrarem juntos, para se ajudarem em
alguma necessidade...
|
a.
A – B – C – D b.
B – C – D – A c. C – D
- A – B d.
D – A – B – C
Questão 9.
Observe a imagem a seguir do Menino Maluquinho.
A pessoa deficiente
tem o direito instrumental essencial à sua dignidade. A imagem ao lado
transmite a ideia que:
A.
Chega primeiro
quem desce a rampa.
B.
Correr faz bem
pra saúde.
C.
É arriscado
correr com a panela na cabeça.
D.
Direito a
acessibilidade.
A resposta correta é:
a. C b. A c.
B d. D
Questão 10.
A tirinha acima que apresenta os ideais de Rosa
Luxemburgo, demonstra 3 pontos também defendidos pela Lei:
A.
Pela Lei Rouanet, Lei 8.313 de 23/12/1991.
B.
Pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei 8.069, de 13/07/1990.
C.
Pela Lei 11.645, História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena.
D.
Pela Lei Federal nrº 7.716/89 – Lei do Crime Racial.
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