1 de dez. de 2019

DISCIPLINA: ENSINO RELIGIOSO – 9º ANO


ATIVIDADE AVALIATIVA – DISCIPLINA: ENSINO RELIGIOSO – 9º ANO:__________ 4º Bimestre/2019
Docente: Professor Joenildo Fonseca Leite

Discente: _____________________________________________________ Data: _______ Conceito: _____
Questão 1. Leia o texto.
[...]”Analisando a filosofia da religião, Penna (1999, p. 27) faz o seguinte comentário:
Sobre os efeitos produzidos pela presença da religiosidade na cultura e no próprio indivíduo, tanto os apontam os que operam no estrito domínio da filosofia da religião como os que se situam nas áreas da psicologia, da sociologia e de outras ciências sociais. Não custa recordar o registro, em espaço anterior, da função integradora especialmente realçada pelos sociólogos, bem como, num plano estritamente ético, a célebre advertência de Dostoievski quando apontou para o fato de que “se Deus não existe, então tudo se torna permitido”, consequência terrível, dado que, se tudo é permitido, a convivência humana se tornará impossível (1999, p. 27).  Existe na natureza humana algo que faça a pessoa se voltar para uma religião? E se assim fosse, seria este um comportamento instintivo, mecânico, reativo a algum estímulo ou condicionado de qualquer forma? Ou qual seria a inspiração? Trata-se de uma atitude resultante de uma reflexão ou apenas de uma ação aleatória?  Na natureza humana se insere uma busca por algo que o sujeito não compreende de imediato. Há que lhe ser ensinado o caminho, embora mistérios permaneçam sem solução, pois mistérios fazem parte da relação do ser humano com o divino. “Quanto mais o homem é religioso, mais ele é real”, afirma Mircesa Eliade (1959, p. 392), concluindo extensos estudos sobre as mais diversas religiões, comparando elementos míticos e de fé, analisando budistas e cristãos, observando manifestações profanas e sacras. Há valores fundamentais de espiritualidade que conferem ao ser humano uma forma especial de ser, manifestada em diferentes culturas.[...] Maria Judith Sucupira da Costa Lins, Professora UFRJ.

Segundo a pesquisa de Lins/UFRJ, embasada em Eliade, o que confere ao ser humano uma forma especial de ser?
A. presença da religiosidade na cultura e no próprio indivíduo, tanto os apontam os que operam no estrito domínio da filosofia da religião como os que se situam nas áreas da psicologia, da sociologia e de outras ciências sociais.
B. o registro, em espaço anterior, da função integradora especialmente realçada pelos sociólogos, bem como, num plano estritamente ético.
C. o fato de que “se Deus não existe, então tudo se torna permitido”, consequência terrível, dado que, se tudo é permitido, a convivência humana se tornará impossível.
D. valores fundamentais de espiritualidade, manifestada em diferentes culturas.

A resposta correta é:                        a. C         b. A        c. B         d. D

Questão 2. “[...]Nas religiões existem diferentes tipos de ritos, que por sua vez são compostos por rituais. O rito é a categoria mais ampla, como rito de passagem ou de cura, enquanto o ritual é o conjunto de gestos e ações que compõem os ritos. Muitas religiões possuem ritos de passagem como o batismo, por exemplo, o que os diferencia são as formas ritualísticas. O ritual é um comportamento simbólico repetitivo, padronizado e redundante que canaliza emoções e organizam grupos sociais. É uma performance com sequências de atos formais personificada pelos diversos atores. Ao lado dos símbolos, como a linguagem fundamental da experiência religiosa (imagem) e dos mitos como a expressão narrativa de elementos religiosos (palavra), os ritos constituem a linguagem ‘gestual’ da vivência religiosa. Simbolicamente, o rito imita algum gesto primordial referido à divindade ou coloca em prática determinados conteúdos narrados em um mito. Ao mito como palavra corresponde o rito como o gesto. Trata-se de uma ação de dramatização, em que uma vivência das origens é transformada em gestos. Entre os diversos tipos de Ritos e seus Rituais religiosos destacam-se, os Ritos: Mortuários; Iniciação ou Passagem; Comemorativos; Cura entre outros[...]”Prof. Dr. Elói Corrêa dos Santos. RITOS E RITUAIS SAGRADOS NAS QUATRO MATRIZES RELIGIOSAS DO BRASIL. ASSINTEC/abril/2019.
De acordo com o artigo do Dr. Elói Corrêa/2019, constitui a linguagem gestual da vivência religiosa:
A. um comportamento simbólico esporádico, redundante que canaliza razão e ceticismo.
B. atos não formais de personificação abstrata.
C. as leis organizacionais das religiões afro-brasileiras.
D. os ritos, ao lado dos símbolos e dos mitos.

A resposta correta é:                        a. C         b. A        c. B         d. D

Questão 3. Leia o texto com atenção.
“A arte, entre as suas muitas funções, também esteve e está marcadamente presente no contexto da expressão simbólica de diferentes religiões do mundo. O ser criativo e o ser religioso se encontram na fibra da materialização do imaginário. Conforme Ricoeur a metáfora é a linguagem da religião, e os símbolos religiosos resultam do pensamento metafórico transformado em palavra, gesto, imagem, sabor, cheiro e tato. A arte e a religião trafegam na mesma via, a via da poesia e da subjetividade. Desde as pinturas rupestres até a construção de grandes mesquitas, a arte aparece como suporte para o sentimento e para a experiência do divino. Michelangelo Buonarroti, ao pintar a Capela Sistina, já intencionava que sua arte se pusesse a serviço da experiência mística do encontro do humano com o divino. Pessoas poderiam ler suas pinturas (mesmo que iletradas) e a partir desta leitura encontrar nelas beleza, esperança e coragem para enfrentar a vida, abraçados pela crença em um Deus de bondade e justiça. Os povos das florestas inundados pela exuberância de cores e formas da natureza, que é o seu templo ao mesmo tempo que seu berço e sustento, posicionam ritualmente seu corpo em participação mística com toda a energia da vida. Ao se pintarem com a padronagem da onça, do girino, etc., evocam assim, a força do animal em seus para fluir em seus próprios corpos. Pela magia do ritual, materializada na pintura, despertam em si poderosas energias emocionais oriunda de sua psicologia humana/animal mais profunda. Esses povos também dançam em profunda conexão com estas mesmas forças. A dança como maneira artística de contato com o divino acontece em diferentes tradições”. Emerli Schlögl. ASSINTEC.nº 40
Segundo Emerli Schlögl, um dos ritos e rituais dos povos das florestas é:
A. intencionava que sua arte se pusesse a serviço da experiência mística do encontro do humano com o divino.
B. pessoas poderiam ler suas pinturas (mesmo que iletradas) e a partir desta leitura encontrar nelas beleza, esperança e coragem para enfrentar a vida, abraçados pela crença em um Deus de bondade e justiça
C. posicionar ritualmente seus corpos em participação mística com toda a energia da vida. Ao se pintarem com a padronagem da onça, do girino, etc., evocam assim, a força do animal em seus para fluir em seus próprios corpos. Pela magia do ritual, materializada na pintura, despertam em si poderosas energias emocionais oriunda de sua psicologia humana/animal mais profunda.
D. está marcadamente presente no contexto da expressão simbólica de diferentes religiões do mundo.

A resposta correta é:                                                        a. C         b. A        c. B         d. D

Questão 4.  “Para os hinduístas Shiva Nataraja (Senhor da Dança) oferece à humanidade o conhecimento da dança sagrada que se desenha no espaço ao ritmo da marcação do tempo (que é o nascedouro e morredouro de todas as formas de vida) o drama da existência material/espiritual. Shiva também é conhecido como Deus da morte, e portanto Deus da dança, pois o que é a dança se não o movimento que nasce e morre a cada segundo no tempo e no espaço. Para que cada novo movimento surja é preciso que o anterior desapareça. A vida/morte são assim alinhavadas e sacralizadas no próprio corpo do dançarino e da dançarina enquanto realizam sua performance. Os povos das florestas dançam, não poderia ser diferente, dada a sua profunda conexão com a vida. Existe um bailado em tudo aquilo que vive, desde a larva se arrastando sobre o chão até os tornados gigantes que rodopiam fazendo o bailado do maior “arrastão” possível de se ver. Os povos indígenas dançam e neste movimento reafirmam as energias da vida e do espírito da vida. A dança do indígena é também uma forma de manter os pés no chão, o fogo nas veias, a cabeça ventilada e as mãos entrelaçadas à outras mãos. Nos terreiros são as próprias forças da natureza, que personificadas nos encantados, se movem ritmicamente pelo espaço espalhando seus benefícios para a comunidade durante o ritual. Ao dançar, ao som dos atabaques, cada orixá possui sua expressão rítmica, seu gestual e também sua energia intelectual/emocional que contagia as pessoas presentes levando-as a um outro estado de consciência, que podemos chamar aqui de consciência religiosa, que remete o fiel a um estado alterado de consciência. Do corpo artístico nasce também o teatro que é amplamente utilizado como forma de transmissão de valores religiosos e narrativas mitológicas, entre outros textos.” Emerli Schlögl. ASSINTEC.nº 40.
De acordo com o texto acima, a personificação nos encantados se dá de que maneira?
A. se movem ritmicamente pelo espaço espalhando seus benefícios para a comunidade durante o ritual, ao som dos atabaques, cada orixá possui sua expressão rítmica, seu gestual e também sua energia intelectual/emocional que contagia as pessoas presentes levando-as a um outro estado de consciência, que podemos chamar aqui de consciência religiosa, que remete o fiel a um estado alterado de consciência.
B. através da dança,... o movimento que nasce e morre a cada segundo no tempo e no espaço.
C. . Existe um bailado em tudo aquilo que vive, desde a larva se arrastando sobre o chão até os tornados gigantes que rodopiam fazendo o bailado do maior “arrastão” possível de se ver, dançam e neste movimento reafirmam as energias da vida e do espírito da vida
D. A dança do indígena é também uma forma de manter os pés no chão, o fogo nas veias, a cabeça ventilada e as mãos entrelaçadas à outras mãos.

A resposta correta é:                                                        a. C         b. A        c. B         d. D

Questão 5. O Cartunista Maurício de Sousa procura expor no quadrinho abaixo a ideia de que:
A. Todos tem direito a ter um time de futebol, se possível o Corinthians.
B. O Franjinha é contra futebol.
C. A Mônica não dá nenhum valor à religião.
D. Assim como o Cebolinha, o Jeremias e o Takahashi, todos tem o direito a escolher ou não uma religião.

A resposta correta é:                                        a.D          b. A        c. B         d. C

Questão 6. Segundo as explicações apresentadas pelo professor em sala de aula, uma das razões para conhecer as diversas religiões:
A.
É um caminho que permite aos cidadãos superar os preconceitos e o fanatismo religioso, respeitar o diferente e as diferenças para que se promova a cultura da paz.
B.
É um caminho que permite aos cidadãos fortalecer o pensamento preconceituoso e fanático, obtendo argumentos para discriminar as outras religiões.
C.
É um caminho que permite aos cidadãos se tornarem intolerantes em relação às religiões diferentes da que eles praticam.
D.
É um caminho que permite aos cidadãos a separação, até mesmo dentro da própria família, para com os que não professam a mesma fé religiosa, ou não tem nenhuma.

A resposta que se identifica com o que foi estudado em classe é:         a.C          b. D        c. B         d. A

Questão 7. De acordo com o texto trabalhado em sala de aula, “A Diversidade Religiosa no Brasil”, vimos que cultura é:
A.
Um conjunto de regras, leis que fazem parte do modo de vida de um povo e que serve para desprezar outros grupos sociais.
B.
Um conjunto de valores materiais e espirituais que fazem parte do modo de vida de um povo ou grupo social.
C.
Um conjunto de práticas presente unicamente nas religiões monoteístas.
D.
Um conjunto de experiências que controlam a vida das pessoas impostas pelos deuses egípcios.
A resposta correta segundo o texto é:         a. Letra D                              b. Letra B              c. Letra A              d. Letra C
Questão 8. A imagem a seguir, revela:


A. A relação familiar entre pai e filho.
B. O cotidiano sociológico da influência das mídias.
C. A imposição paternal em relação ao futuro dos filhos.
D. A indecisão das crianças quanto ao futuro.

a.       Letra D                  b. Letra B              c. Letra A              d. Letra C


Questão 9. Observe a imagem a seguir:

Nos dias 24 e 25 de outubro de 2019, diversos temas foram trabalhados no IV Seminário Religião e Política: Religiosidade e Democracia, na PUC/Rio. Temas como: “Jesus e os direitos humanos. Base da formação política cristã; “Feminismo, sindicalismo e religião, um encontro impossível?”; “História Social da Intolerância Religiosa no Brasil Contemporâneo”; “Por um Estado laico: uma bandeira político-religiosa dos jornais protestantes do Império e Primeira República (1864-1905)”; “Progressistas e Renovação Carismática em Nova Iguaçu”; ” Espiritismo na primeira metade do século XX: Criminalização e intolerância”;
A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, ao realizar as mesas redondas com esses temas teve como proposta:

A. Defender a cultura da segregação racial e religiosa.
B. Firmar um empoderamento religioso do Catolicismo brasileiro em detrimento das outras religiões.
C. Reforçar o estigma que perdurou por anos entre religião e política.
D. Discorrer sobre a História Social da Intolerância Religiosa no Brasil Contemporâneo. Divulgar ações que envolvam a religiosidade e a democracia no Brasil.

a.       Letra D                  b. Letra B              c. Letra A              d. Letra C

Questão 10.  Leia atentamente a descrição/significado de cada símbolo e faça a sua devida associação.
A. Hinduísmo

(     )
 Antes de Cristo, símbolos semelhantes já apareciam em culturas pagãs. No início do século IV, o imperador romano Constantino aboliu as condenações na cruz e o símbolo foi adotado pelo cristianismo. Além de representar a morte de Cristo, a cruz simboliza Deus, Jesus e o Espírito Santo (Santíssima Trindade), nas pontas superior, inferior e nas laterais, respectivamente.
B. Xintoísmo

(     )
é formado por duas pirâmides – uma apontando para cima e a outra invertida- representando a união ou equilíbrio entre o céu e a terra. Segundo a literatura, Davi, rei de Israel, mandava gravar o símbolo nos escudos de seu exército como amuleto de proteção.
C. Budismo

(     )
 O símbolo admite diversas interpretações: casamento da lua com a Estrela D’ Alva (fenômeno da natureza que ocorre no mês de outubro com a ‘aproximação’ dos dois astros); como também é o símbolo do Islã. Tal representação pode ser observado, em branco, na bandeira vermelha da Turquia .
D. Islamismo

(     )
 A roda da lei costuma ser representada com oito raios, numa referência ao caminho budista dos oito passos. Outra versão da roda da lei é a roda da lei de Asoca, que possui 24 raios, em referência às 24 horas do dia, simbolizando que o praticante budista deve levar uma vida correta durante as 24 horas do dia.
E. Judaísmo

(     )
 Yin e Yang são os dois princípios cósmicos primários do universo, segundo a filosofia tradicional chinesa. Yin (do Mandarin, lua) é o princípio passivo, feminino. Yang (do Mandarin, sol) é o princípio ativo, masculino. Ainda de acordo com a lenda, o imperador chinês Fu Hsi afirmou que o melhor estado para tudo no universo é o estado de harmonia representado pelo equilíbrio entre as forças de yin e yang.
F. Cristianismo

(     )
 O Om ou Aum (“aquilo que protege”) é, além do símbolo do Hinduísmo, o principal mantra da tradição religiosa. Assim como muitos outros poemas religiosos, este também está presente no Budismo e no Jainismo e representa o trimurti, isto é, o conjunto formado pelas três principais divindades hindus: Brahma, o criador do universo; Vishnu, o reformador; e Shiva, o destruidor (ou transformador).
A resposta correta é:  a. A-B-C-D-E-F                             b. C-D-E-F-A-B                      c. A-C-E-B-D-F                      d. F-E-D-C-B-A

Questão 8. Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira:

A.
Doutrina
(     )
Vai ensinar ao ser humano como deve agir no mundo, ou seja, que valores ele deve colocar em prática. De um modo geral, as religiões ensinam que o ser humano deve ser solidário, saber perdoar, ser justo, sincero, honesto...
B.
Comunidade
(     )
São o jeito que cada religião tem de comunicação com Deus (Transcendente). Isso se dá por meio das orações, das celebrações e das festas.
C.
Ética
(     )
é o ensinamento que cada religião tem sobre as questões importantes e profundas, tais como: Como o mundo iniciou?  Quem é o ser humano? Por que o ser humano vive? Quem é Deus?
D.
Ritos
(     )
Os praticantes das diferentes religiões gostam de conviver com aqueles que têm a mesma crença para a troca de conhecimento, para celebrarem juntos, para se ajudarem em alguma necessidade...

a.       A – B – C – D                        b. B – C – D – A                   c. C – D -  A – B                    d. D – A – B – C

Questão 9. Observe a imagem a seguir do Menino Maluquinho.

A pessoa deficiente tem o direito instrumental essencial à sua dignidade. A imagem ao lado transmite a ideia que:
A.       Chega primeiro quem desce a rampa.
B.       Correr faz bem pra saúde.
C.       É arriscado correr com a panela na cabeça.
D.       Direito a acessibilidade.


A resposta correta é:

a. C         b. A        c. B         d. D




Questão 10.
A tirinha acima que apresenta os ideais de Rosa Luxemburgo, demonstra 3 pontos também defendidos pela Lei:
A. Pela Lei Rouanet, Lei 8.313 de 23/12/1991.
B. Pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei 8.069, de 13/07/1990.
C. Pela Lei 11.645, História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena.
D. Pela Lei Federal nrº 7.716/89 – Lei do Crime Racial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário