ATIVIDADE AVALIATIVA – DISCIPLINA: ENSINO
RELIGIOSO – 6º ANO:__________ 4º Bimestre/2019
Docente: Professor Joenildo Fonseca Leite
Discente:
_____________________________________________________ Data: _______ Conceito:
_____
Questão 1.
Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira:
A.
|
Doutrina
|
( )
|
Vai ensinar ao ser humano como deve agir no
mundo, ou seja, que valores ele deve colocar em prática. De um modo geral, as
religiões ensinam que o ser humano deve ser solidário, saber perdoar, ser
justo, sincero, honesto...
|
B.
|
Comunidade
|
( )
|
São o jeito que cada religião tem de comunicação
com Deus (Transcendente). Isso se dá por meio das orações, das celebrações e
das festas.
|
C.
|
Ética
|
( )
|
é o ensinamento que cada religião tem sobre as
questões importantes e profundas, tais como: Como o mundo iniciou? Quem é o ser humano? Por que o ser humano
vive? Quem é Deus?
|
D.
|
Ritos
|
( )
|
Os praticantes das diferentes religiões gostam de
conviver com aqueles que têm a mesma crença para a troca de conhecimento,
para celebrarem juntos, para se ajudarem em alguma necessidade...
|
a. A
– B – C – D b. B – C –
D – A c. C – D - A – B d.
D – A – B – C
Questão 2.
De acordo com o texto trabalhado em sala de aula, “A Diversidade Religiosa no
Brasil”, vimos que cultura é:
A.
|
Um conjunto de regras, leis que fazem parte do
modo de vida de um povo e que serve para desprezar outros grupos sociais.
|
B.
|
Um conjunto de valores materiais e espirituais
que fazem parte do modo de vida de um povo ou grupo social.
|
C.
|
Um conjunto de práticas presente unicamente nas
religiões monoteístas.
|
D.
|
Um conjunto de experiências que controlam a vida
das pessoas impostas pelos deuses egípcios.
|
A resposta correta segundo o texto é:
a. Letra
D b. Letra B c. Letra A d. Letra C
Questão 3.
Segundo as explicações apresentadas pelo professor em sala de aula, uma das
razões para conhecer as diversas religiões:
A.
|
É um caminho que permite aos cidadãos superar os
preconceitos e o fanatismo religioso, respeitar o diferente e as diferenças
para que se promova a cultura da paz.
|
B.
|
É um caminho que permite aos cidadãos fortalecer
o pensamento preconceituoso e fanático, obtendo argumentos para discriminar
as outras religiões.
|
C.
|
É um caminho que permite aos cidadãos se tornarem
intolerantes em relação às religiões diferentes da que eles praticam.
|
D.
|
É um caminho que permite aos cidadãos a
separação, até mesmo dentro da própria família, para com os que não professam
a mesma fé religiosa, ou não tem nenhuma.
|
A resposta que se identifica com o que foi estudado
em classe é:
a. C
b. D c. B d. A
Questão 4.
Observe a imagem a seguir do Menino Maluquinho.
A pessoa deficiente tem o direito instrumental
essencial à sua dignidade. A imagem ao lado transmite a ideia que:
A. Chega
primeiro quem desce a rampa.
B. Correr
faz bem pra saúde.
C. É
arriscado correr com a panela na cabeça.
D. Direito
a acessibilidade.
A resposta correta
é:
a. C b. A c.
B d. D
Questão 5.
A tirinha acima que
apresenta os ideais de Rosa Luxemburgo, demonstra 3 pontos também defendidos
pela Lei:
A. Pela Lei Rouanet, Lei 8.313
de 23/12/1991.
B. Pelo Estatuto da Criança e do
Adolescente. Lei 8.069, de 13/07/1990.
C. Pela Lei 11.645, História e
Cultura Afro-Brasileira e Indígena.
D. Pela Lei Federal nrº 7.716/89
– Lei do Crime Racial.
Questão 6. Leia atentamente a descrição/significado de
cada símbolo e faça a sua devida associação.
A. Hinduísmo
|
|
( )
|
|
B. Xintoísmo
|
|
( )
|
|
C. Budismo
|
|
( )
|
|
D. Islamismo
|
|
( )
|
|
E. Judaísmo
|
|
( )
|
|
F. Cristianismo
|
|
( )
|
|
A resposta correta é:
a. A-B-C-D-E-F b.
C-D-E-F-A-B c.
A-C-E-B-D-F d.
F-E-D-C-B-A
Questão 7. Leia o texto e responda:
“Cada vez mais
precisamos nos comprometer em buscar desenvolver uma educação voltada para a
valorização das diferenças. Saber reconhecer e respeitar a riqueza das
diferenças sejam elas, na aparência, nos costumes, nas crenças, na cultura,
deve ser uma grande experiência de encontro, de troca de conhecimento e jamais de discriminação ou intolerância. Contudo, o que
deveria ser valorizado e admirado tem sido alvo de atitudes preconceituosas e
discriminatórias. Ainda vivemos tempos de segregação e preconceito por conta da
cor da pele, da descendência étnica ou opção religiosa. O artigo 18 da
“Declaração dos Direitos Humanos”, apresenta uma postura de respeito e valorização
das diferenças étnicas e religiosas. Acreditarmos que estas reflexões poderão
propiciar a formação de alunos com posturas mais críticas e humanitárias,
comprometidos com a construção de uma sociedade menos intolerante e mais
democrática.” Valeska Freman B. Freitas Silveira – Respeito e Valorização da
diversidade religiosa.09/05/2018. Revista Senso.
Ao
analisar o texto de Valeska Silveira e estudar sobre os Direitos Humanos,
lembramos que o artigo 18 da Declaração dos Direitos Humanos expressa que:
A. Aos pais incumbe o dever de sustento, guarda e educação dos filhos
menores, cabendo-lhes ainda, no interesse destes, a obrigação de cumprir e
fazer cumprir as determinações judiciais.
B. “Toda pessoa tem direito à liberdade de pensamento, consciência,
religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a
liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática,
pelo culto e pela observância, isolada ou coletivamente, em público ou em
particular”.
C. Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de
negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido
na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos
fundamentais.
D. É dever de todos
velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer
tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor.
Resposta correta é:
a. D b. A c.
B d. C
Questão 8. O
Cartunista Maurício de Sousa, criou o quadrinho a seguir, no qual ele procura
expor a ideia de que:
A. Todos tem direito a ter um time de futebol,
se possível o Corinthians.
B. O Franjinha é contra futebol.
C. A Mônica não dá nenhum valor à religião.
D. Assim como o Cebolinha, o Jeremias e o
Takahashi, todos tem o direito a escolher ou não uma religião.
A resposta correta é:
a. D b. A c.
B d. C
Observe atentamente a história em quadrinhos
da Turma da Mônica e responda as questões 9 e 10..
Questão 9. Ao ler a
história em quadrinhos da Turma da Mônica, percebe-se que a mensagem
transmitida é a que:
A. Inclusão
social é dever de todos
B. Devemos
tomar banho todo dia
C. Devemos
alimentar bem.
D. Pular
corda é coisa de menina.
Questão
10. A expressão de dúvida nos rostos da Denise e da Cascuda, no
último quadrinho se dá em razão:
A. da Magali está pulando corda.
B. da Dorinha ser cega(deficiente visual) e
querer pular corda.
C. da Dorinha andar sozinha sem ajuda da
Mônica.
D. da Magali pular corda com os olhos
fechados.
A resposta correta é:
a. D b. A c.
B d. C
Nenhum comentário:
Postar um comentário