1 de dez. de 2019

ENSINO RELIGIOSO – 6º ANO


ATIVIDADE AVALIATIVA – DISCIPLINA: ENSINO RELIGIOSO – 6º ANO:__________ 4º Bimestre/2019
Docente: Professor Joenildo Fonseca Leite

Discente: _____________________________________________________ Data: _______ Conceito: _____

Questão 1. Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira:

A.
Doutrina
(     )
Vai ensinar ao ser humano como deve agir no mundo, ou seja, que valores ele deve colocar em prática. De um modo geral, as religiões ensinam que o ser humano deve ser solidário, saber perdoar, ser justo, sincero, honesto...
B.
Comunidade
(     )
São o jeito que cada religião tem de comunicação com Deus (Transcendente). Isso se dá por meio das orações, das celebrações e das festas.
C.
Ética
(     )
é o ensinamento que cada religião tem sobre as questões importantes e profundas, tais como: Como o mundo iniciou?  Quem é o ser humano? Por que o ser humano vive? Quem é Deus?
D.
Ritos
(     )
Os praticantes das diferentes religiões gostam de conviver com aqueles que têm a mesma crença para a troca de conhecimento, para celebrarem juntos, para se ajudarem em alguma necessidade...

a.       A – B – C – D                     b. B – C – D – A                 c. C – D -  A – B                 d. D – A – B – C

Questão 2. De acordo com o texto trabalhado em sala de aula, “A Diversidade Religiosa no Brasil”, vimos que cultura é:
A.
Um conjunto de regras, leis que fazem parte do modo de vida de um povo e que serve para desprezar outros grupos sociais.
B.
Um conjunto de valores materiais e espirituais que fazem parte do modo de vida de um povo ou grupo social.
C.
Um conjunto de práticas presente unicamente nas religiões monoteístas.
D.
Um conjunto de experiências que controlam a vida das pessoas impostas pelos deuses egípcios.
A resposta correta segundo o texto é:

a.       Letra D                 b. Letra B            c. Letra A             d. Letra C

Questão 3. Segundo as explicações apresentadas pelo professor em sala de aula, uma das razões para conhecer as diversas religiões:
A.
É um caminho que permite aos cidadãos superar os preconceitos e o fanatismo religioso, respeitar o diferente e as diferenças para que se promova a cultura da paz.
B.
É um caminho que permite aos cidadãos fortalecer o pensamento preconceituoso e fanático, obtendo argumentos para discriminar as outras religiões.
C.
É um caminho que permite aos cidadãos se tornarem intolerantes em relação às religiões diferentes da que eles praticam.
D.
É um caminho que permite aos cidadãos a separação, até mesmo dentro da própria família, para com os que não professam a mesma fé religiosa, ou não tem nenhuma.

A resposta que se identifica com o que foi estudado em classe é:
a.       C             b. D        c. B         d. A

Questão 4. Observe a imagem a seguir do Menino Maluquinho.
A pessoa deficiente tem o direito instrumental essencial à sua dignidade. A imagem ao lado transmite a ideia que:

A.      Chega primeiro quem desce a rampa.
B.      Correr faz bem pra saúde.
C.      É arriscado correr com a panela na cabeça.
D.      Direito a acessibilidade.


A resposta correta é:

a. C        b. A        c. B         d. D



Questão 5.
A tirinha acima que apresenta os ideais de Rosa Luxemburgo, demonstra 3 pontos também defendidos pela Lei:
A. Pela Lei Rouanet, Lei 8.313 de 23/12/1991.
B. Pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei 8.069, de 13/07/1990.
C. Pela Lei 11.645, História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena.
D. Pela Lei Federal nrº 7.716/89 – Lei do Crime Racial.

Questão 6.  Leia atentamente a descrição/significado de cada símbolo e faça a sua devida associação.
A. Hinduísmo

(     )
 Antes de Cristo, símbolos semelhantes já apareciam em culturas pagãs. No início do século IV, o imperador romano Constantino aboliu as condenações na cruz e o símbolo foi adotado pelo cristianismo. Além de representar a morte de Cristo, a cruz simboliza Deus, Jesus e o Espírito Santo (Santíssima Trindade), nas pontas superior, inferior e nas laterais, respectivamente.
B. Xintoísmo

(     )
é formado por duas pirâmides – uma apontando para cima e a outra invertida- representando a união ou equilíbrio entre o céu e a terra. Segundo a literatura, Davi, rei de Israel, mandava gravar o símbolo nos escudos de seu exército como amuleto de proteção.
C. Budismo

(     )
 O símbolo admite diversas interpretações: casamento da lua com a Estrela D’ Alva (fenômeno da natureza que ocorre no mês de outubro com a ‘aproximação’ dos dois astros); como também é o símbolo do Islã. Tal representação pode ser observado, em branco, na bandeira vermelha da Turquia .
D. Islamismo

(     )
 A roda da lei costuma ser representada com oito raios, numa referência ao caminho budista dos oito passos. Outra versão da roda da lei é a roda da lei de Asoca, que possui 24 raios, em referência às 24 horas do dia, simbolizando que o praticante budista deve levar uma vida correta durante as 24 horas do dia.
E. Judaísmo

(     )
 Yin e Yang são os dois princípios cósmicos primários do universo, segundo a filosofia tradicional chinesa. Yin (do Mandarin, lua) é o princípio passivo, feminino. Yang (do Mandarin, sol) é o principio ativo, masculino. Ainda de acordo com a lenda, o imperador chinês Fu Hsi afirmou que o melhor estado para tudo no universo é o estado de harmonia representado pelo equilibrio entre as forças de yin e yang.
F. Cristianismo

(     )
 O Om ou Aum (“aquilo que protege”) é, além do símbolo do Hinduísmo, o principal mantra da tradição religiosa. Assim como muitos outros poemas religiosos, este também está presente no Budismo e no Jainismo e representa o trimurti, isto é, o conjunto formado pelas três principais divindades hindus: Brahma, o criador do universo; Vishnu, o reformador; e Shiva, o destruidor (ou transformador).

A resposta correta é:
a. A-B-C-D-E-F                  b. C-D-E-F-A-B                  c. A-C-E-B-D-F                  d. F-E-D-C-B-A

Questão 7.  Leia o texto e responda:
“Cada vez mais precisamos nos comprometer em buscar desenvolver uma educação voltada para a valorização das diferenças. Saber reconhecer e respeitar a riqueza das diferenças sejam elas, na aparência, nos costumes, nas crenças, na cultura, deve ser uma grande experiência de encontro, de troca de conhecimento e jamais de discriminação ou intolerância. Contudo, o que deveria ser valorizado e admirado tem sido alvo de atitudes preconceituosas e discriminatórias. Ainda vivemos tempos de segregação e preconceito por conta da cor da pele, da descendência étnica ou opção religiosa. O artigo 18 da “Declaração dos Direitos Humanos”, apresenta uma postura de respeito e valorização das diferenças étnicas e religiosas. Acreditarmos que estas reflexões poderão propiciar a formação de alunos com posturas mais críticas e humanitárias, comprometidos com a construção de uma sociedade menos intolerante e mais democrática.” Valeska Freman B. Freitas Silveira – Respeito e Valorização da diversidade religiosa.09/05/2018. Revista Senso.

Ao analisar o texto de Valeska Silveira e estudar sobre os Direitos Humanos, lembramos que o artigo 18 da Declaração dos Direitos Humanos expressa que:

A. Aos pais incumbe o dever de sustento, guarda e educação dos filhos menores, cabendo-lhes ainda, no interesse destes, a obrigação de cumprir e fazer cumprir as determinações judiciais.
B. “Toda pessoa tem direito à liberdade de pensamento, consciência, religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, isolada ou coletivamente, em público ou em particular”.
C. Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.
D.  É dever de todos velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor.

Resposta correta é:
a.       D            b. A        c. B         d. C

Questão 8. O Cartunista Maurício de Sousa, criou o quadrinho a seguir, no qual ele procura expor a ideia de que:
A. Todos tem direito a ter um time de futebol, se possível o Corinthians.
B. O Franjinha é contra futebol.
C. A Mônica não dá nenhum valor à religião.
D. Assim como o Cebolinha, o Jeremias e o Takahashi, todos tem o direito a escolher ou não uma religião.

A resposta correta é:
a.       D            b. A        c. B         d. C

Observe atentamente a história em quadrinhos da Turma da Mônica e responda as questões 9 e 10..

Questão 9. Ao ler a história em quadrinhos da Turma da Mônica, percebe-se que a mensagem transmitida é a que:

A.      Inclusão social é dever de todos
B.      Devemos tomar banho todo dia
C.      Devemos alimentar bem.
D.      Pular corda é coisa de menina.

  
Questão 10. A expressão de dúvida nos rostos da Denise e da Cascuda, no último quadrinho se dá em razão:
A. da Magali está pulando corda.
B. da Dorinha ser cega(deficiente visual) e querer pular corda.
C. da Dorinha andar sozinha sem ajuda da Mônica.
D. da Magali pular corda com os olhos fechados.

A resposta correta é:
a.       D            b. A        c. B         d. C

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