11 de fev. de 2018

CARNAIS OU ESPIRITUAIS

Não andeis como carnais, mas sim, como espirituais!.
Texto: 1ª Coríntios 2.9; 3.1-7.

 Corintios 2.9 – Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam.
1ª Coríntios 3.1-7 –   E EU, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo. Com leite vos criei, e não com manjar, porque ainda não podíeis, nem, tampouco, ainda agora podeis, porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois, porventura, carnais, e não andais segundo os homens? Porque, dizendo um: Eu sou de Paulo; e outro: Eu de Apolo; porventura não sois carnais? Pois quem é Paulo, e quem é Apolo, senão ministros, pelos quais crestes, e conforme o que o Senhor deu a cada um? Eu plantei; Apolo regou; mas Deus deu o crescimento. Pelo que, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento.
No texto que lemos em 1ª Coríntios 2.9, nos diz que aquilo que nenhum ser humano jamais viu, ou ouviu, ou já teve em seu coração, é aquilo que Deus separou para aqueles que o amam, Deus tem coisas tremendas para nos revelar, Deus tem coisas para nos revelar que podem mudar a nossa vida, porém, muitos de nós não estão preparados para receber estas coisas de Deus, pois não andam como crentes espirituais e sim andam como carnais.
No texto que lemos em 1ª carta de Paulo aos coríntios, no capítulo 3 versículo 1 ao 7, o apóstolo  afirma aos crentes da cidade de coríntios que até aquele momento ele não tinha falado a eles como espirituais, mas sim a carnais, como meninos em Cristo. Ele ainda continua dizendo que com leite havia criado os crentes de coríntios, e não com manjar, ou seja, não com comida sólida.
Quando Paulo usa a expressão que havia criados os crentes de coríntios com leite, ele não fala do leite natural como conhecemos, Paulo usa de uma linguagem figurada, onde o leite seria os ensinamentos que os crentes de coríntios haviam recebidos, do apostolo.
Os irmãos de coríntios não poderiam receber como alimento o manjar, ou seja, um ensinamento mais profundo sobre as coisas de Deus pois eles eram carnais.
E uma afirmação dura é feita por Paulo no final do versículo 2 e início do versículo 3, Paulo afirma que não havida dado um ensinamento profundo da palavra de Deus pois eles tinham sido carnais, enquanto Paulo estava com eles e eles AINDA eram carnais, vejamos o versículo 3:
1ª Coríntios 3.3 – Porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois, porventura, carnais, e não andais segundo os homens?
Se queremos andar no Espírito e no Poder de Deus, temos que andar como pessoas espirituais, não podemos andar como carnais, se queremos ver milagres, curas, maravilhas em nosso meio, temos que andar como espirituais.
Estaremos dividindo esta mensagem em 03 tópicos:
1 – Como são os crentes carnais?
2 – Como são os crentes espirituais?
3 – Quais os benefícios de sermos espirituais?
1 – Como são os crentes carnais?
Vejamos os versículos 3 e 4 do capítulo 3 de 1Coríntios:
1 Cor. 3.3 – Porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois, porventura, carnais, e não andais segundo os homens? Porque, dizendo um: Eu sou de Paulo; e outro: Eu de Apolo; porventura não sois carnais?
Segundo Paulo, os crentes carnais são aqueles: Que tem inveja, Aqueles que vivem em Brigas e Separações, Aqueles que se Apoiam nos Homens, estes são os crentes carnais.
Não precisa ser um cristão espiritual para entender que o ciúmes, as brigas, as divisões são coisas carnais.
Faça uma reflexão, você é um crente carnal?
Você tem ciúmes? Se sim, você é carnal.
Você vive em briguinhas e fazendo panelas, separações? Se sim, você é carnal.
 Você tem apoiado sua fé, suas esperanças, nos homens? Se sim você é carnal.
 Outros exemplos de crentes carnais:
Ananias e Safira – Atos 5.1-10 – Entretanto, certo homem, chamado Ananias, com sua mulher Safira, vendeu uma propriedade, mas, em acordo com sua mulher, reteve parte do preço e, levando o restante, depositou-o aos pés dos apóstolos. Então, disse Pedro: Ananias, por que encheu Satanás teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, reservando parte do valor do campo? Conservando-o, porventura, não seria teu? E, vendido, não estaria em teu poder? Como, pois, assentaste no coração este desígnio? Não mentiste aos homens, mas a Deus. Ouvindo estas palavras, Ananias caiu e expirou, sobrevindo grande temor a todos os ouvintes. Levantando-se os moços, cobriram-lhe o corpo e, levando-o, o sepultaram. Quase três horas depois, entrou a mulher de Ananias, não sabendo o que ocorrera. Então, Pedro, dirigindo-se a ela, perguntou-lhe: Dize-me, vendestes por tanto aquela terra? Ela respondeu: Sim, por tanto. Tornou-lhe Pedro: Por que entrastes em acordo para tentar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e eles também te levarão. No mesmo instante, caiu ela aos pés de Pedro e expirou. Entrando os moços, acharam-na morta e, levando-a, sepultaram-na junto do marido. – A MENTIRA / A SOBERBA / O AMOR AO DINEHIRO.
 Demas – II Timóteo 4.10 – Porque Demas, tendo amado o presente século, me abandonou e se foi para Tessalônica; Crescente foi para a Galácia, Tito, para a Dalmácia. – O AMOR AO MUNDO.
Se queremos viver no sobrenatural de Deus temos que deixar a carnalidade, temos que ser crentes espirituais, temos que deixar de lado os ciúmes, as brigas, as divisões, temos que ter um alvo fixo, que é Jesus, não podemos apoiar nossa fé, ou nossa esperança nos homens, temos que apoiar a nossa fé em Deus; o próprio Apostolo Paulo falou sobre isso, nos versículos 6 e 7 do capítulo 3 de primeira a coríntios:
1Cor. 3.6-7 – Eu plantei; Apolo regou; mas Deus deu o crescimento. Pelo que, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento.
Temos que deixar de ser carnais, e ter a certeza que Deus é quem dá o crescimento.
Paulo estava tentando desviar a atenção da igreja de Coríntios do ministério de homens e focalizar o ministério do Espírito Santo dentro deles – o único ministério que podia verdadeiramente transformar suas vidas e levá-las a andar nos princípios bíblicos os quais estavam recebendo de seus mestres.
Perceba a terminologia que Paulo usou quando disse, “Eu plantei”. Ele estava falando de seu apostolado, seu próprio dom recebido de Deus. Ele foi o precursor do fundamento original para os Coríntios.
Então, Paulo estava dizendo, “Eu vim para você nascer de novo. Eu plantei você no Reino de Deus.
Mais tarde enviei Apolo e ele regou sua vida, lhe ensinando sobre fé e sua herança em Deus. “Mas quem somos nós senão homens dos quais você ouviu o Evangelho? Eu não posso curar você. Eu só tenho o meu dom de Deus. Eu só posso pregar a salvação e lhe apresentar a cura, mas Deus é o Único que salva e cura você.
Embora eu semeasse e Apolo regasse, é Deus quem deve vir e operar dentro de você para lhe dar o crescimento”.
2 – Como são os crentes espirituais?
Os crentes espirituais são inconfundíveis, os espirituais discernem bem todas as coisas, inclusive as espirituais, os crentes espirituais não tem ciúmes, não andam com brigas, divisões, não apoiam sua fé nos homens mas sim em Deus, para entendermos sobre, como são os crentes espirituais, nada melhor que verificarmos como exemplo, a vida de pessoas espirituais.
Temos vários exemplos de crentes espirituais na Bíblia Sagrada, vamos ver alguns:
·         Paulo.
Atos 16.16-18 – E aconteceu que, indo nós à oração, nos saiu ao encontro uma jovem, que tinha espírito de adivinhação, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores.
Esta, seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens, que nos anunciam o caminho da salvação, são servos do Deus Altíssimo. E isto fez ela por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou-se, e disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, te mando que saias dela. E na mesma hora saiu.
Vemos neste texto que uma jovem, tomada por espíritos de adivinhação, seguia a Paulo dizendo: “Estes homens, que nos anunciam o caminho da salvação, são servos do Deus Altíssimo”.
Façamos uma reflexão sobre esta passagem: Imaginem algum de vocês, andando pela rua, e de repente vem uma pessoa e começa a elogiar a você, dizendo que você é um servo de Deus, e que as pessoas que estão te ouvindo devem acreditar naquilo que você está falando, pois, você é um servo de Deus.
Qualquer crente carnal, encheria seu ego neste momento, dizendo,
“Estão vendo, até aquela menina que vocês conhecem como uma adivinhadora, está afirmando que eu sou um servo de Deus, estão vendo, ela tem razão, então vocês devem me escutar e me seguir..” eu sou o cara…….
Foi essa a posição de Paulo quanto aquela situação?
Lógico que não, Paulo como um crente espiritual, expulsou aquele espírito imundo que atormentava aquela moça.
Paulo foi um dos homens, depois de Moisés que recebeu mais revelações de Deus – logicamente menos que Jesus – Paulo foi um crente tão espiritual, que foi arrebatado ao terceiro céu, onde recebeu revelações tremendas de Deus, vemos na segunda carta aos Coríntios no Capítulo 12 nos versículos 1 ao 5.
2Corínios 12.1-5. Se é necessário que me glorie, ainda que não convém, passarei às visões e revelações do Senhor. Conheço um homem em Cristo que, há catorze anos, foi arrebatado até ao terceiro céu (se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe) e sei que o tal homem (se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe) foi arrebatado ao paraíso e ouviu palavras inefáveis, as quais não é lícito ao homem referir. De tal coisa me gloriarei; não, porém, de mim mesmo, salvo nas minhas fraquezas
·         Estevão.
Estevão também foi um crente espiritual, e como todo crente espiritual, Estevão andava no poder de Deus, vejamos em Atos Capítulo 6 nos versículos 8 ao 10:
Atos 6.8-10 – E Estevão, cheio de fé e de poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo. E levantaram-se alguns que eram da sinagoga chamada dos libertinos, e dos cireneus e dos alexandrinos, e dos que eram da Cilícia e da Ásia, e disputavam com Estevão. E não podiam resistir à sabedoria e ao espírito, com que falava.
Conforme os versículos que lemos, Estevão era um homem cheio de fé de poder, fazia prodígios e grandes sinais em meio ao povo, e que muitos religiosos da época, se levantavam querendo se opor a fé de Estevão, mas o versículo 10 afirma que eles não resistiam a sabedoria e ao espírito, com qual Estevão falava.
O crente espiritual, tem que ser igual a Estevão, tem que ser cheio de fé e poder de Deus manifesto em sua vida.
Uma outra passagem que também trata de Estevão vai nos mostrar outras características do crente espiritual, vamos ler Atos capítulo 7 versículos 54 ao 60.
Atos 7.54-60 – E, ouvindo eles isto, enfureciam-se em seus corações, e rangiam os dentes contra ele. Mas ele, estando cheio do Espírito Santo, fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus, que estava à direita de Deus; E disse: Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem, que está em pé à mão direita de Deus. Mas eles gritaram com grande voz, taparam os seus ouvidos, e arremeteram unânimes contra ele. E, expulsando-o da cidade, o apedrejavam. E as testemunhas depuseram os seus vestidos aos pés de um mancebo, chamado Saulo. E apedrejaram a Estevão que, em invocação, dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito, E, pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. E, tendo dito isto, adormeceu.
Vemos nesta passagem que os religiosos da época, ficaram furiosos contra Estevão, e partiram para porrada, porém, Estevão cheio do Espírito Santo, via a Deus e Jesus assentado ao lado de Deus, e começou a falar de sua visão, mas os religiosos tamparam seus ouvidos e apedrejaram a Estevão até a morte.
No momento que estava sendo apedrejado, Estevão fez uma oração, ele se colocou de joelhos e orou: “ Senhor, não lhes imputes este pecado”.
Estevão foi um crente espiritual, e como tal, mesmo sendo morto, pediu a Deus que os perdoasse, ou seja, o crente verdadeiramente espiritual, tem que liberar perdão, independente da situação.
O verdadeiro crente espiritual tem que orar pelos seus amigos, mas também, pelos seus INIMIGOS.
E você, tem feito isso, tem orado por aqueles que te perseguem? Tem pedido a Deus para não colocar  nas pessoas que te perseguem, os pecados cometidos  contra você?
Caso não, então está na hora, de você começar a praticar, a viver esta atitude em sua vida.
Vamos citar ainda mais um exemplo de um crente espiritual, este crente pouco se sabe dele, pois ele era tão espiritual, que Deus o tomou deste mundo, para morar com Ele no céu, este crente é:
·         Enoque
Genesis 5.21-24 E viveu Enoque sessenta e cinco anos e gerou a Matusalém. 22E andou Enoque com Deus, depois que gerou a Matusalém, trezentos anos e gerou filhos e filhas. 23E foram todos os dias de Enoque trezentos e sessenta e cinco anos. 24E andou Enoque com Deus; e não se viu mais, porquanto Deus para si o tomou.
Sabemos muito pouco de Enoque, a Bíblia relata seu nascimento, cujo seu pai foi Jarede, temos a informação que Enoque foi pai de Matusalém, e teve outros filhos e filhas, e que Enoque andou com Deus, e não se viu mais Enoque porque Deus o tomou para si, ou seja, Deus arrebatou a Enoque não conheceu a morte, foi arrebatado vivo.
Podemos afiram ar sem sombra de dúvidas que Enoque foi um crente espiritual, ele não vivia como um crente carnal. Enoque era tão espiritual, que Deus o tomou para si.
Existe grandes semelhanças entre estes homens de Deus, porém, gostaria de ressaltar 01 semelhança entre estes 03 crentes espirituais que falamos, Paulo, Estevão e Enoque; todos os 03 eram homens de fé.
A própria Bíblia relata esta semelhança entre eles, vejamos algumas passagens Bíblicas que confirmam esta semelhança:
II Timóteo 4.7 – Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.
Este versículo vem a confirmar que Paulo era um homem de fé, tanto que guardou a mesma até o final de sua vida.
Atos 6.8 – E Estevão, cheio de fé e de poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo.
Este versículo afirma que Estevão era um homem de fé, tanto que a própria Bíblia fala que era “cheio” de fé.
Hebreus 11.5 – Pela fé, Enoque foi trasladado para não ver a morte e não foi achado, porque Deus o trasladara, visto como, antes da sua trasladação, alcançou testemunho de que agradara a Deus.
Este versículo afirma que Enoque era um homem cheio de fé, tanto que pela fé, ele foi arrebatado.
Para nos tornarmos crentes espirituais, precisamos de fé, pois sem fé é impossível agradar a Deus.
3 – Quais os benefícios de sermos espirituais?
Os benefícios de sermos crentes espirituais ao invés de carnais, são inúmeros, mas vamos citar alguns:
·    O crente espiritual tem discernimento de espíritos, não é enganado, temos o exemplo de Paulo, quando não foi enganado pelo espírito de adivinhação que estava sobre a menina que vivia  na macedônia. 
·         O crente espiritual tem o poder de Deus sobre a sua vida, ele anda no poder de Deus.
·         O crente espiritual tem revelações tremendas de Deus, revelações que nunca nenhum outro homem já teve, tem um versículo tremendo que está em 1Coríntios 2.9, que diz assim:
1 Coríntios 2.9 – Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem são as que Deus preparou para os que o amam. 
·         O crente espiritual tem poder para pisar com cobras, serpentes e escorpiões, ou seja, tem poder para pisar em toda raça de demônios. 
·         crente espiritual não sofrerá nenhuma condenação, pois em Romanos 8.1 está escrito: Portanto agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito. 
·         O maior beneficio de todos, para o crente espiritual, é a Salvação, a vida eterna ao lado de Deus.
 Um dia, todos os crentes espirituais se encontraram no céu, neste dia, os crentes espirituais se juntaram com os anjos, dizendo: SANTO, SANTO, SANTO é o Senhor dos exércitos, esse benefício é tremendo. 
·         O crente espiritual terá suas lágrimas enxugadas pelo próprio Deus, vejamos Apocalipse 21.4 – E Deus limpará de seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, porque já as primeiras coisas são passadas. 
Conclusão
Não podemos andar como crentes carnais, pois se andarmos assim, correremos o risco de ficar anos e anos dentro de nossas igrejas, e no final, perdermos a salvação, pois o simples fato de você dizer: Senhor, Senhor, não garantirá sua entrada no céu.
Se quisermos receber um alimento sólido da parte de Deus, temos que ser espirituais.
Se quisermos ser usados por Deus, temos que ser espirituais.
Se um dia, você quiser ir morar com Deus, você tem que ser ESPIRITUAL.
Não mais andemos como carnais, mas sim, como espirituais.
Deus abençoe a todos.
Rev. Joenildo Fonseca Leite
Igreja Batista Independente/UMBI MINAS



Nenhum comentário:

Postar um comentário